![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJkYBgaHBiLFzF4ZcbwEc2aCyY6p8-ILVW2sGMwvrovTZxbEGyDrZEQDJZkWaq9kUsAaMax94bplEFaK3D9pWWudGv2lRc9umlNMZPHwI5pzHwL5KbZdwaj3jfuKEq8vLY5bttKfhKXW6E/s400/1206479951_f.jpg)
começou em 68 e parou em 76, surgira para substiruir o fairlane, era um midsize com várias versões esportivas pois a Ford o designou para representá-la na NASCAR.
68 -Torino é uma cidade italiana, (esse nome era para ser usado pros mustangs, mas acabou sendo deixado de lado), tinha versões conversível, HT e fastback, e também a ranchero o usava como base.
69 -Talladega, aposto que esse poucos conhecem! Era uma versão do Torino, fastback, 428 CJ (há uma versão cobra jet, limitada, de somente 750 modelos produzidos!) não sei se ele foi uma resposta para os superbirds/daytonas ou o contrario, eu sei que esses surgiram justo por que o Torino estava levando todas na NASCAR. O talladega tinha uma frente com um ‘chanfro’, que o deixava mais aerodinâmico e faróis e grade característicos. Mesmo melhorando a aerodinâmica, a dodge mostrou toda sua extravagância com os aero warriors, apostando tudo no ‘Win on Sunday, sell on Monday’
70 – aí que ele ganhou esse desenho, mais arrojado e agressivo. Maior, linhas mais compridas, o falcon recebia a mesma lataria e o maverick tentava levar (ou melhor, ser levado) os consumidores do falcon.
Torino recebia outras versões Torino 500, Torino GT, Cobra e o novo Torino Brougham, este ultimo sendo o único a realmente ter faróis escamoteáveis como standart (no GT era opcional). O GT também podia ter uma falsa entrada de ar no capo ou um shaker, sobre a power plant, que podia ser: 302, 351 Windsor (2bbl), 351 Cleveland (5.8 L) small-block e o novo Ford 429 (7.03 L) nas versões Thunder Jet, Cobra Jet e Super Cobra Jet (dependendo do nível de potencia). (muito embora o shaker era somente para o cleveland 351 4bbl e para os cobra jets). O 429 gerava 360hp e fazia 402m 14@156km/h
71- o carro recebe alguns poucos ornamentos. Houve testes de uma versão aero warrior, chamada king cobra, mas a NASCAR proibiu , e o projeto foi abandonado, com apenas 3 modelos produzidos, dos quais sei que 2 sobreviveram.
72- reestilização, ganha uma boca-de-peixe, as versões ganham o nome ‘gran’ (gran Torino, Gran Torino Brougham, Gran Torino Sport). Modelos cobra e conversiveis não haviam mais. era valorizado a luxuria, e não o desemepnho, o cobra jet era o único motor com escape duplo e a potencia caiu muito devido as leis de emissão de gases.
73-74 - novos para-choques devido as leis, 429 é trocado por um 460 escape duplo automático, as opções de esportividade iam uma a uma sendo tiradas. 74 foi o ano da morte do cobra jet e da transmissão de 4 velocidades
75-76 - ficou famoso pela serie de TV ‘Starsky e Hutch’, fazendo com que a Ford fabricasse 1 000 réplicas do modelo. 76 é o fim da linha para o Torino, muito embora ainda alguns resquícios tenham se mantido de pé até 77, como o chassis no LTD II e no t-bird.
O Torino tbm foi produzido na Argentina de 69 a 81. tinha três versões Standard, 500 e LTD, portando o 6cyl 221 ou o v8 292 (132 e 185hp respectivamente)
Dimensoes
5,15m x 2m x 1,24m
com absurdas 4 mil libras...
Creditos e Fotos:
King cobra:
http://www.gyrhead.com/customers.html#NASCAR%20Aero%20Warriors!
http://www.fairfieldcountyconcours.com/concourspix/IMG_2968.jpg
fotos de nascar e arrancada: http://www.torinocobra.com/racers_burnouts.htm
Torino 500 http://www.walt-n-anne.com/images/Ranchero/torino800.jpg
Revistas http://www.torinocobra.com/torino_literature.htm
Talladega
http://www.motorcarportfolio.com/site/product.cfm?id=2615
**o pacato postado http://www.torinocobra.com/guest_htm/jim_edmondson.htm
69 http://www.fotolog.com/hellmann_3/10593052
70 http://www.flickr.com/photos/ehood182/322935117/sizes/o/
71 http://classiccars.kfunk.net/ford/71ford_torino.jpg
72 http://www.vaq.qc.ca/vaq/voitures/ford72.jpg
73 http://www.musclecarclub.com/musclecars/ford-fairlane/images/ford-torino-1973a.jpg
Um comentário:
Um monstro destes passou pelas mãos do FOOSE no Overhaulin.
Mas como o foose é um cara consciente, vc ja imagina como ficou...
Abraços e um FELIZ ano novo!!!
Postar um comentário