Conhecimentos dos amantes de carros antigos para os amantes de carros antigos!
domingo, 28 de dezembro de 2008
Buick GS/gsX (série muscles menos conhecidos)
O ano era 1964 os muscle cars pipocaram em todas as marcas! a ford havia lançado o mustang que vendia uma soma absurda de carros, a GM ofereica o GTO na pontiac, mas decidiu aumentar a gama de ofertas: (além do chevelle) pegou um buick skylark e colocou o v8 400, conhecido como 455 wildcat (455 = torque em libras/pés), ou tbm como nail head engine (motor cabeça de prego, por causa das válvulas descomunalmente grandes) e gerava os mesmos 330cv que o GTO.
desempenho:
0-100em 7,8s
402m em 16,6 (dados dependem do diferencial, que era vasto)
Em 1966 ja foi sutilmente reestilizado para os jovens, e o motor ganhava 340cv melhorando em 0,2 0-100kmph e 0,8s as 402m.
70cv a mais que os ponys da ford, mas o abuso do preço fizeram ocm que essa vantagem nao tenha efeito.
Já em 1967 deixava de ser skylarck. era GS400 ou GS 340 de acordo com o motor. a produção continuava a cair, pois surgira o faireline, os shelby, cobra, e é claro, o charger.
Em 1968 trocaram tudo, dai que surgiu esse design meio distante do skylark. motor melhoraram tbm, pra concorrer com o cuda. vinha a versao 'stage 1' que era bem mais nervosa, mas no papel só aumentava 5cv (provavelmetne pra GM nao perder comprador do vette). a produção quase dobrou!
Em 1969 produção despenca diante do mach 1 da ford, que vendeu 22 vezes mais que esse camarada ae. apertara o botao vermelho: 'stage 2' mais apimentado ainda!
Em1970 chegava o 455pol³, gerando um torque que só alguns cadillacs( 472 e 500pol³)conseguiam.
0-100 em 6,5s
402m 13,8s
surgia tbm op gsX, de visual mais esportivo, pra bater no R/T e no BOSS.
Em 1971 leis de emissao de gases, mais rigida na california, onde o modelo mais era vendido.
1972 ao inves de colocarem potencia bruta, era lei colocar a potencia liquida na papelada. assutou o público e os muscles começavam a morrer, era o ultimo ano do GS muscle.
1973 crise do petroleo, leis ainda mais rigidas.
1974 as vendas eram dez vezes menores e o carro era cada vez mais comportado.
peso 1700kg
tamanho 5,10*2,84
Creditos:
FOTOS:
http://www.buickstreet.com/images/bop-0061.jpg
http://www.buickstreet.com/images/bop-0062.jpg
http://www.publicdisplayofposi.com/images/goldgsx.jpg
http://www.dicksclassiccars.com/images/ltn_70_Buick_GS.JPG
http://www.4wheelz.net/virtual/images/buick/1971_buick_gs02_b80d_im.jpg
http://www.dicksclassiccars.com/images/ltn_71_Buick_3.JPG
http://www.stage1registry.com/GSpicturespage.html
http://www.buickstreet.com/images/bop-0138.jpg
tentei resumir o texto ao máximo, espero ter facilitado o entendimento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário