Este glossário apenas explica o que é o componente do motor, de maneira rápida para que você possa entender rapidamente o que é enquanto lê um artigo, sem ler outro artigo de grande porte.
Para achar a palavra que procura, vá em editar e localizar.
Se você não encontrou o que procurava, é possível que a sua definição seja mais complexa, divergindo do objetivo deste. Verifique o glossário completo, nesse LINK, o qual explica de maneira detalhada cada peça.
Bloco: corpo do motor, no qual vão os cilindros.
Cabeçote: parte de cima do motor, que leva os gases para dentro e fora do cilindro.
Cárter: parte de baixo, armazena óleo.
Carburador: mistura o ar e o combustível
Coletor de admissão: leva a mistura ar/combustível para o cabeçote
Pistão: peça que se move pela explosão para cima e para baixo.
Biela: peça que liga o pistão ao virabrequim
Virabrequim: transforma a energia linear do pistão em rotação, por meio de manivelas.
Válvula: abre e fecha determinando quando os gases entram e saem do cilindro.
Mola: traz a válvula novamente para a posição fechada.
Balanceiro: alavanca que transfere o levantamento da vareta para a válvula.
Vareta: transfere o levantamento do tucho para o balanceiro.
Tucho: transfere o levantamento do comando de válvulas para a vareta.
Comando de válvulas: ligada ao virabrequim, ao girar empurra os tuchos em momentos definidos.
Giclê: peça do carburador.
Caneta: peça do carburador.
Diferencial: transfere a rotação do carda para o eixo.
Carda: transfere a rotação do câmbio para o diferencial
Radiador: serpentina com dissipadores de calor, que resfriam a água do sistema de refrigeração.
CFM: medida de fluxo, cubic feets per minute.
Etanol: álcool comum.
Metanol: álcool usado em competições, porém de fumaça tóxica, que causa cegueira e até morte.
Vela: produz a faísca que explode a mistura no cilindro
Compressão: relação do volume do cilindro quando o pistão está nas posições extremas.
Slick: pneu liso, sem sulcos.
Flathead: motor antigo da Ford, com válvulas no bloco, o que o deixava com o capeçote achatado.
HEMI: motor que possui câmaras de combustão hemisféricas, que possibilita posicionar a vela no centro do cilindro, proporcionando uma queima bem distribuída.
Hardtop ou HT: versão do carro de teto rígido que se assemelha a capota do conversível quando fechada (costuma usar-se esse termo para distinguir esses modelos dos fastbacks]
Ram Air: entrada de ar para alimentar o carburador, utiliza a pressão do ar causada pela velocidade.
Sobresterço: ‘vontade do carro de driftar’. Tendência do veiculo a sair de traseira, raro na rua porém comum nas competições, deve-se virar a direção no sentido contrario da curva e acelerar.
Subesterço: tendência do veículo a sair de frente numa curva muito fechada. Pode ser causado facilmente ao se apertar de maneira brusca o freio numa curva, fazendo o veículo travar as rodas e ir reto. É corrigida soltando o acelerador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário