Conhecimentos dos amantes de carros antigos para os amantes de carros antigos!

domingo, 29 de junho de 2008

Glossario básico

Este glossário apenas explica o que é o componente do motor, de maneira rápida para que você possa entender rapidamente o que é enquanto lê um artigo, sem ler outro artigo de grande porte.

Para achar a palavra que procura, vá em editar e localizar.

Se você não encontrou o que procurava, é possível que a sua definição seja mais complexa, divergindo do objetivo deste. Verifique o glossário completo, nesse LINK, o qual explica de maneira detalhada cada peça.

Bloco: corpo do motor, no qual vão os cilindros.

Cabeçote: parte de cima do motor, que leva os gases para dentro e fora do cilindro.

Cárter: parte de baixo, armazena óleo.

Carburador: mistura o ar e o combustível

Coletor de admissão: leva a mistura ar/combustível para o cabeçote

Pistão: peça que se move pela explosão para cima e para baixo.

Biela: peça que liga o pistão ao virabrequim

Virabrequim: transforma a energia linear do pistão em rotação, por meio de manivelas.

Válvula: abre e fecha determinando quando os gases entram e saem do cilindro.

Mola: traz a válvula novamente para a posição fechada.

Balanceiro: alavanca que transfere o levantamento da vareta para a válvula.

Vareta: transfere o levantamento do tucho para o balanceiro.

Tucho: transfere o levantamento do comando de válvulas para a vareta.

Comando de válvulas: ligada ao virabrequim, ao girar empurra os tuchos em momentos definidos.

Giclê: peça do carburador.

Caneta: peça do carburador.

Diferencial: transfere a rotação do carda para o eixo.

Carda: transfere a rotação do câmbio para o diferencial

Radiador: serpentina com dissipadores de calor, que resfriam a água do sistema de refrigeração.

CFM: medida de fluxo, cubic feets per minute.

Etanol: álcool comum.

Metanol: álcool usado em competições, porém de fumaça tóxica, que causa cegueira e até morte.

Vela: produz a faísca que explode a mistura no cilindro

Compressão: relação do volume do cilindro quando o pistão está nas posições extremas.

Slick: pneu liso, sem sulcos.

Flathead: motor antigo da Ford, com válvulas no bloco, o que o deixava com o capeçote achatado.

HEMI: motor que possui câmaras de combustão hemisféricas, que possibilita posicionar a vela no centro do cilindro, proporcionando uma queima bem distribuída.

Hardtop ou HT: versão do carro de teto rígido que se assemelha a capota do conversível quando fechada (costuma usar-se esse termo para distinguir esses modelos dos fastbacks]

Ram Air: entrada de ar para alimentar o carburador, utiliza a pressão do ar causada pela velocidade.

Sobresterço: ‘vontade do carro de driftar’. Tendência do veiculo a sair de traseira, raro na rua porém comum nas competições, deve-se virar a direção no sentido contrario da curva e acelerar.

Subesterço: tendência do veículo a sair de frente numa curva muito fechada. Pode ser causado facilmente ao se apertar de maneira brusca o freio numa curva, fazendo o veículo travar as rodas e ir reto. É corrigida soltando o acelerador.

Nenhum comentário: